top of page

Saiba como se preparar para iniciar um planejamento previdenciário em 2023

Advogada previdenciária dá algumas dicas para complementar a aposentadoria



Antes da reforma previdenciária, em vigor desde 2019, havia duas formas de aposentadorias, que eram por idade e por tempo de contribuição. Com a legislação, foi modificada, trazendo apenas a aposentadoria por idade. Porém, o Legislador pensando naqueles que já estavam no sistema ampliou as possibilidades, que deixou o contribuinte com muitas dúvidas sobre a aposentadoria.


E, o que muitos não sabem é que é possível fazer um planejamento previdenciário para corrigir falhas apontadas no CNIS, afastar indeferimento, aumentar o valor da renda mensal e escolher o melhor benefício entres as regras de transição apontadas na legislação.


De acordo com a Dra Hilzanira Cantanheide, advogada especialista em direito previdenciário, com larga atuação em planejamento previdenciário, o planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação prévia para a aposentadoria. O planejamento previdenciário visa que você se prepare para requerer corretamente sua aposentadoria.


A profissional aponta quem pode fazer o complemento previdenciário e dá dicas para quem deseja começar a se organizar antecipadamente.


Com o Planejamento Previdenciário você tem a viabilidade de complementar as contribuições recolhidas pelo MEI, uma vez que as mesmas não contam tempo de contribuição, o que pode causar uma considerável redução no valor da renda mensal.

Aquele que em 2023 estiver entre 30 e 35 anos de idade já pode pensar em organizar sua documentação trabalhista e previdenciária para fazer um bom planejamento. Dessa forma, você terá uma ampla visão contributiva e poderá se organizar para obter a melhor aposentadoria.


Isso significa dizer que, quanto mais cedo começar planejar seu benefício, mais promissor será o resultado final, possibilitando um requerimento de aposentadoria com tranquilidade e segurança.


Dra Hilzanira Cantanheide é Advogada especialista em Direito Previdenciário, com MBA em direito acidentário pela faculdade Legal e Pós-Graduada em direito previdenciário pela FEMPERJ. A profissional busca ajudar profissionais de todas as áreas a se planejar, para conseguir o melhor benefício de aposentadoria.

Comments


bottom of page